1- Caravana da Coragem -
Super clássico. Este filme veio na rabeira do sucesso que os Ewoks fizeram em O retorno de Jedi. Sobretudo com as crianças menores, que viam neles ursinhos de pelúcia vivos. Lembro claramente como era legal ver e rever caravana da coragem todo ano. (o filme foi um dos que mais repetiu na tv) Inesquecíveis aquele adolescente babaca e sua irmã de voz irritante que tentam salvar os pais, acidentados em Endor. O filme vale mesmo pelo monstrão gigante.
2- As sete faces do Dr. Lao -
Nossa, meu. Quem não viu esse perdeu. O filme é um tipo de western-nonsense, onde um velho chinês surge com um tipo de circo mambembe de horrores noa pequena cidadezinha opressiva do oeste americano, com pessoas em conflito. O ponto alto pra mim é quando o monstro marinho (um girino) é tirado do aquário e em contato com o ar começa a crescer, tornando-se uma besta gigante horrenda. Além disso, tinha a medusa, que transformou pessoas da platéia em estatuas de pedra.
3- Lagoa azul –
Fala sério. Quem não sonhou em comer a Brookie Shields naquela ilha paradisíaca no meio do pacífico? O filme é também um clássico e mostra dois jovens inocentes que se refugiam numa ilha e ali crescem, sem saber nada sobre sexo, amor, etc. O filme é piegas, mas é muito bonito, fez bastante sucesso e tem uma poética que se perde na “continuação”, o tal do “de volta à lagoa azul”.
4- Os goonies –
Falar dos Goonies é algo obrigatório numa lista como esta. Este filme está com honras na minha lista dos preferidos de todos os tempos. Dizem que vem uma continuação aí. Eu estou ouvindo isso desde a sexta série, hehehe. Em resumo, (para quem esteve fora do planeta nas últimas décadas) o filme trata de um grupo de jovens vizinhos que vão ter que se mudar porque os pais não tem dinheiro para arcar com os imóveis, e uma empresa deseja derrubar o conjunto habitacional. Perseguições, mapas do tesouro, piratas e gigantes deformados tornam o filme uma obra prima da década de 80. A trilha sonora da Cindy Lauper marcou a geração goonie.
5- O feitiço de Áquila -
Eu já disse aqui no blog o quanto amo este filme. Pra mim ele é perfeito em todos os sentidos que um filme de ação e fantasia deve ser. Ele tem efeitos especiais maravilhosamente bem dosados, a história é uma fábula clássica, o conceito e atores perfeitos. Tudo funciona, principalmente a trilha sonora do Alan Parsons . Isso sem contar que ele tem a minha eterna diva da adolescência, Michele Pfeifer, como a mulher apaixonada que nunca podia ver o amado. Quando era de dia, ele era um cavaleiro comum e ela era um falcão. Quando virava a noite, ela era uma mulher linda, e o cavaleiro virava um lobo negro assustador. O casal é ajudado por um ladrão golpista, Philippe Gaston, interpretado pelo Mattew Broderick. Uma obra prima. No último terremoto em Áquila na Itália, os cenários medievais do filme foram bastante destruídos.
6- Conta comigo –
Um dos filmes que mais reprisaram na história do programa. Trata-se de um filme de roteiro sensacional sobre um grupo de amigos que resolve viajar em busca do corpo de um adolescente desaparecido. Um filme ótimo sobre amizade. Curiosamente, é baseado num romance do mestre do suspense, Stephen King.
7- Um tira da pesada -
O Eddie Murphi tornou-se uma grande celebridade com a ajuda deste filme e suas continuações. Uma comédia policial bastante agitada, onde ele é o Axel Foley, um policial meio maluco que vem de outra cidade para Bervely Hills, e taca o terror na bandidagem. O melhor fica por conta das improvisações de Foley para se infiltrar nos lugares. Curiosamente, este tipo de coisa, embora teatral, realmente funciona. A música é inesquecível e teve um remake recente com aquele sapo 3d crazy frog.
8- A fantástica fábrica de chocolates –
Uma obra sensacional. Eu lembro quando vi o filme pela primeira vez. Delirei. Eu acreditei que era possível rios de chocolate e lumpa-lumpas fazendo doces. O filme é muito bonito e conta as aventuras de um menino pobre e seu avô numa fabrica de doces gigante e misteriosa. Muito bom mesmo, mas recentemente eu assisti ao remake e achei uma boooooosta. Não tem nem 1% da qualidade do original, onde os lumpa-lumpas eram anões gordinhos. O que eu gosto deste filme é o aspecto de delírio esquizofrênico que ele tem.
9- Karatê Kid –
Este foi repetido tantas vezes que deu pra decorar falas. Pra piorar, eu ainda gravava aquela merda e ficava imitando o Daniel San, pulando num pé só do alto do sofá. O único que presta, na minha opinião, é o primeiro. Como esquecer do Senhor Miagi? Como esquecer dos movimentos básicos do karatê ensinados com “pintar a cerca”, “polir o carro”, e a clássica comemoração: Bansai!!! Este marcou.
10- Te pego lá fora -
Um filme muito bom. Agonizante, mesmo. O cara começa apenas tocando no braço de um aluno novo, um sujeito gigante e com cara de mau, que jura o nerd pela-saco de enfiar a porrada. à medida em que as horas vão passando, o moleque vai vendo que está chegando a hora de entrar no sopapo e faz de tudo para evitar o seu destino trágico. Um filmaço, de roteiro excepcional. Incentiva um pouco a violência, mas não havia este tipo de preocupação babaca e puritana na década de 80. Felizmente. A cena inesquecível é sem dúvida a da professora de inglês.
0 comentários:
Postar um comentário