1- Curtindo a vida adoidado
Este é um dos que eu mais gosto. Eu penso que este filme é o clássico insuperável de toda uma geração. Basicamete tem um tema simples. Ferris Bueller (Matew Broderick) resolve matar aula. Ele convence seu melhor amigo e sua namorada a matarem aula com ele e aí a confusão começa e não acaba mais. Destaque para a Ferrari roubada.
2 – De volta para o Futuro -
Quem não se lembra de Martin McFly, do “Dr.” e até do Biff, não viveu os anos 80. De Volta para oFuturo conta uma história até relativamente simples, mas muito poderosa. Um cara volta no tempo e se mete em confusões. Dessa vez, o cara é um jovem adolescente, amigo de um cientista tresloucado e a maquina do tempo é um Delorean. Um filme muito bom, super bem feito e muito bem amarrado. O filme virou franquia que se estendeu até a década seguinte.
3- O Rapto do menino dourado -
Como podemos ver, os anos 80 foram prolíficos para o Eddie Murphy. Neste filme ele é um sujeito que tem que proteger uma criançla que é um tipo de “buda” de ninguém menos que o capeta, cheio de poderes sobrenaturais.
4- Loucademia de polícia -
Anos 80 puro, este filme era o tipo de comédia pastel onde você junta um bando de figuras e coloca esses caras em situações cotidianas e espera o resultado. O melhor sem dúvida era o sujeito que conseguia fazer barulhos bizarros. O filme virou franquia e até desenho animado.
5 Labirinto -
Este filme é muito bom e conta as aventuras de uma adolescente em busca de seu irmão raptado por duendes num labirinto de fantasia. Filmes fantásticos fizeram a cabeça da galera nos anos 80.
6- Inimigo meu -
Eu estou tentando evitar repetir filmes da outra lista filmes de sci-fi e filmes de extraterrestres) mas Inimigo meu marcou uma época. Muito legal ver a amizade surgir entre os eternos inimigos humanos e draks num ambiente totalmente hostil. Quem não lembra do Zamis?
7- Conan o Barbaro -
Eu sei que sou ultra-suspeito para falar deste filme, mas não dá pra deixar o cimério de fora. Sou fã pra caralho (até o limite do dna) dessas histórias da era hiboriana. Foi o filme que mais marcou o Arnold, outro cara que soube como ninguém explorar os anos 80. Conan descia a porrada. Era mau e não deixava barato. Inesquecível a cena em que Tulsa Doom mostra aos pais de Conan quem é que manda. Tulsa Doom forjou o caráter do Conan. Um tempo depois veio uma continuação, marcando pela produção bem menos trabalhada, menos estilo e com uma apelação mais comercial. Tinha a grace jones, o Mombata e a princezinha metida a besta que merecia umas bifas. Fraco o segundo. Piora ainda quando veio o filme Sonja – a guerreira vermelha. O conan aparece -com outro nome, talvez para não pagar direitos? - mas tava tão escroto aquilo que nem vou relembrar.
8- Os trapalhões
- Os trapalhões fizeram um monte de filmes na década de 80. Alguns deles marcaram época e registraram o período, como “os trapalhões na serra pelada”, “os saltimbancos trapalhões e “a filha dos trapalhões” – Deste último, eu fui vizinho da Fernanda Brasil, a menina que é a filha dos trapalhões no filme. Tem também “os vagabundos trapalhões” e aquele em que o Didi vira um tipo de Hulk (não lembro qual o filme, mas era um de corrida).Um mega-clássico do Didi, Dedé, Mussum e Zacarias foi Os trapalhões na guerra dos planetas. Tinha um lance meio apelativo, meio star wars tupiniquim. Naves toscas, efeitos mais toscos ainda, mas era hilário.Os filmes dos trapalhões costumavam passar sempre no dia das crianças. Eu amava principalmente os cartazes. Dia feliz na minha vida foi o que eu conheci o Benício, o cara que fazia esses desenhos. Super gente boa, e na minha opnião um dos melhores ilustradores do mundo.
9- A lenda -
Este é suuuuper clássico. Mais um da linha fantasia total que marcou a época. Este filme é do tempo que filme de fantasia não precisava de um crowd de cem mil guerreitros e monstros saindo na porrada em campo aberto. Ele tinha o mais assutador capetão do cinema, com os mais esplendorosos e alegórico chifres que o cinema já viu. Tom cruise jovem, unicórnios brancos e uma fotografia tão linda que está gravada na mente de uma geração inteira.
10-Krull -
Como este filme reprisou! Muito bom também, ele conta a história num mundo místico e fantástico onde um rei pretende se casar, mas sua noiva é roubada por um demônio horroroso e gigante. O que me marcou neste filme era o grito horrendo dos soldados do malvadão. A arma que voava girando e voltava na mão do Krull como um bumerangue e o ciclope, que era muito style. Tem também a primeira cena de morphing do cinema, onde um metamorfo vira um pato ou um porco (acho que ambos) e também um cão.
0 comentários:
Postar um comentário