Pesquisadores da Universidade de Kentucky testaram as habilidades de cães adestrados que ingeriram uma boa refeição pela manhã ou ficaram em jejum.
Os cachorros que se alimentaram foram 30% mais precisos no rastreamento que os que pularam a refeição matinal.
As descobertas, realizadas pelas pesquisadoras Holly Miller e Charlotte Bender, foram publicadas recentemente na revista científica Behavioral Processes.
Pesquisas anteriores demonstraram que crianças obtinham notas melhores nas provas depois de tomar um bom desjejum, o que fez Miller se perguntar se o café da manhã também melhoraria o rendimento dos cães. A resposta foi positiva.
No entanto, tais conclusões podem não se aplicar a lobos em estado selvagem. Isso acontece porque os cães domesticados geralmente consomem rações balanceadas, com alto teor de carboidratos, o que aumenta a dependência de glicose do cérebro. Por isso, seu desempenho é afetado quando os níveis dessa substância caem.
Já a dieta dos lobos, baseada em carne de caça, fornece uma quantidade menor de carboidratos e alto teor de gordura. Portanto, uma pequena refeição matinal pode não ter o mesmo efeito sobre o desempenho cognitivo dos lobos selvagens.
0 comentários:
Postar um comentário