A idade do universo, desde o momento em que ocorreu o Big Bang até o presente, se estima em 13,77 bilhões de anos, um número com uma margem de incerteza de 37 milhões de anos e ao qual chegaram graças às medições obtidas pela WMAP, uma nave lançada em 2001 com o propósito de medir as diferenças de temperatura nas remanências de calor do Big Bang.
Este número, no entanto, foi colocado em dúvida pela existência de uma estrela conhecida informalmente como "Matusalém", por ser a mais velha do universo conhecido, mais velha inclusive que o próprio universo, pois sua idade poderia ser entre 14 e 15 bilhões de anos.
Matusalém, catalogada com a denominação HD 140283, encontra-se a 190 anos luz da Terra, na constelação de Libra, e em março deste ano o telescópio espacial Hubble recolheu alguns dados que poderiam ajudar a solucionar a contradição aparente entre sua idade e a idade do cosmos.
- "Talvez a cosmologia esteja equivocada, os astrofísicos estejam equivocados ou a distância da estrela esteja equivocada", declarou então Howard Bond, da Universidade Estatal da Pensilvânia, - "De modo que temos que reajustar a distância".
A HD 140283 também tem a particularidade de ser uma estrela de rápido movimento, uma característica já observada há mais de um século. Desde então sabe-se que a estrela orbita a Via Láctea deixando um halo na sua passagem, o que a distingue de outras e que por sua vez revela que se trata de uma das primeiras que se formou no universo, quando este se compunha sobretudo de elementos pesados forjados no interior de astros como a HD 140283 por meio de um processo conhecido como nucleossíntese. Uma hipótese recente supõe que dita velocidade se deve ao hélio que se estende no profundo do coração da estrela, deixando menos hélio para a fusão nuclear.
Por outro lado, Matusalém também se distingue por ter uma proporção de oxigênio/ferro mais alta que o previsto. Segundo Bond, este poderia ser outro fator para reajustar sua idade, pois as estrelas ricas em oxigênio têm em comum o fato de terem se formado em uma época em que o universo era abundante neste elemento.
- "Ponha todos esses ingredientes juntos e tem uma idade de 14,5 bilhões de anos, com uma incerteza residual que faz à idade da estrela compatível com a idade do universo. Esta é a melhor estrela no céu para obter cálculos precisos de idade em virtude de sua cercania e seu brilho", conclui o cientista.
Via | NASA.
0 comentários:
Postar um comentário